19 agosto 2020
7 razões para utilizar o ArcGIS Pro
Quer seja porque a sua empresa é cliente Esri ou apenas porque é um apaixonado dos SIG, é certo que já terá ouvido falar do ArcGIS Pro embora possa ainda não saber exactamente do que se trata.
O ArcGIS Pro é a aplicação Desktop da Esri que vem melhorar a capacidade de trabalho e de processamento que já existia no ArcMap.
Esta aplicação trabalha a 64-bit, tirando partido de toda a capacidade de processamento da sua máquina, tornando-o mais eficiente. Permite-lhe não só trabalhar em 2D mas também em 3D, substituindo assim o ArcScene e o ArcGlobe, que agora estão todos incorporados no mesmo produto.
Sabemos o que está a pensar. Preciso ser um Pro em SIG para utilizar o ArcGIS Pro? A resposta é: não! As funcionalidades presentes no ArcGIS Pro são as que já conhece. A forma de organização das ferramentas no ArcGIS Pro é semelhante a produtos que já utiliza no seu quotidiano como o Office ou as versões de AutoCad mais recentes, através de separadores, o que torna a sua transição do ArcMap para o ArcGIS Pro bastante mais fácil, sendo apenas necessário perceber onde estão as ferramentas que já costuma utilizar.
Se tem uma licença de ArcMap e subscreve o nosso Programa de Manutenção, tem direito imediato e sem custos adicionais a uma licença de ArcGIS Pro. E se ainda não está convencido dos benefícios de utilizar esta ferramenta apresentamos-lhe 7 razões para começar a utilizar o ArcGIS Pro:
1. Um projeto, vários mapas, vários layouts
O ArcGIS Pro está pensado numa lógica de um projeto conseguir abraçar vários mapas e vários layouts. Sim! VÁRIOS LAYOUTS.
Todos sabemos o truque de termos vários documentos .mxd com o layout formatado para que seja só necessário adicionar os dados e termos um layout feito. Agora esse processo é desnecessário pois já não estamos presos à lógica de um mapa = um layout.
Podemos tirar partido do mesmo mapa para executar vários layouts. Podemos ter todos os mapas de um determinado tema no mesmo projecto, acompanhado de todos os layouts.
Isto permite-nos ter uma organização mais eficiente, deixando de ser necessário ter documentos .mxd que só têm uma utilidade. E não se preocupe que com os templates de layout pode ter já uma base de trabalho pré-configurada!
2. Mais rápido
O ArcGIS Pro permite-nos ser mais eficientes. Além do processamento de ferramentas complexas ser feito em muito menor tempo, também a organização da sua interface promove a eficiência.
Todas as ferramentas estão agrupadas por lógica de utilização. Quando pretendemos fazer uma análise, temos no mesmo separador agrupado as ferramentas de geoprocessamento, a possibilidade de executar a análise através de Python ou do Modelbuilder, as opções de Environment, entre outras.
Outro aspeto que promove a eficiência é o facto de as ferramentas de geoprocessamento serem todas configuradas em painéis laterais, reduzindo as caixas de diálogo e a necessidade de as fechar para interagir com outras ferramentas.
O ArcGIS Pro também é flexível, permitindo ao utilizador personalizar os seus separadores de forma a colocar ferramentas que mais utiliza, mas que não constam nos separadores por defeito.
3. 3D e integração de outros formatos
As aplicações de 3D que já conhecíamos como o ArcGlobe ou o ArcScene estão agora incorporadas no ArcGIS Pro. Isto traduz-se na possibilidade de trabalhar tanto em 2D como em 3D no mesmo projeto, permitindo a visualização destes dois modos em simultâneo.
O ArcGIS Pro também inova na facilidade de integração de dados provindos de outras fontes. Já conhecíamos no ArcMap a possibilidade de trabalhar com ficheiros não nativos do ArcGIS, mas agora é possível visualizar e trabalhar com ficheiros como o BIM, IFC, Lidar com mais facilidade e mais funcionalidades.
4. A edição
Esqueça o processo de iniciar a sessão de edição!
No ArcGIS Pro estamos sempre aptos a editar os nossos dados, tornando a edição mais fácil.
Poderá pensar que assim, sem a formalização do início da sessão de edição, perde o controlo das edições que faz, mas isto não se verifica, pois continua a ter de se lembrar de guardar ou descartar as edições feitas.
A experiência de edição é ainda melhorada com um separador que lhe é totalmente dedicado. Mais uma vez, o ArcGIS Pro ganha na eficiência, dispondo de todas as ferramentas necessárias à edição na mesma barra de ferramentas.
O ArcGIS Pro melhora ainda algumas ferramentas que já conhecia, como as ferramentas de versionamento, com um ambiente próprio onde poderá gerir e reconciliar as versões.
5. Ligação ao Portal mais fácil
O ArcGIS Pro traz-nos vantagens a nível da sua ligação próxima com o ArcGIS Online ou ArcGIS Enterprise. Muito facilmente conseguimos importar dados, mapas e packages através da secção Portal do Catalog, tal e qual como se estivemos a importar dados locais.
O contrário também se verifica. A facilidade de publicação de elementos para Portal é inigualável. Com o ArcMap já nos era possível esta publicação de feature layers, mas o ArcGIS Pro leva a publicação a outro nível ao permitir ao utilizador publicar não só features mas também Mapas Web completamente configurados.
6. Tasks
Com o ArcGIS Pro já não precisa de escrever num documento todos os passos necessários para realizar uma determinada análise.
Pode criar uma task! As tasks funcionam como passos pré-configurados que envolvem o utilizador num fluxo de trabalho ou um processo, de forma a que o utilizador compreenda que tem de cumprir um passo (que pode passar pela a execução de uma ferramenta) de forma a conseguir evoluir para o próximo e assim sucessivamente até chegar a um resultado.
Assim, as tasks promovem uma vez mais a eficiência, mas também as melhores práticas de um determinado fluxo de trabalho, como que um tutorial interativo.
Depois, é só partilhar a task com os seus colegas através de um ficheiro .esriTasks.
7. É o futuro aqui e agora
A integração com o ArcGIS Online ou o ArcGIS Enterprise, a capacidade de processamento, a integração com outras tecnologias, tudo isto só é possível com a utilização do ArcGIS Pro.
O ArcGIS Pro tem várias atualizações ao longo do ano, e em todas estas podemos ver novas funcionalidades e novas melhorias pedidas pelos utilizadores.
Podíamos dizer que este é o software do futuro. Mas na verdade ele é o presente. Um presente mais inovador, eficaz e eficiente e com os olhos postos no futuro. Fique por dentro do software que o liga ao mundo dos SIG.