30 Abril 2021
Águas de Gaia inova com selagem de contadores via QR Code
A Águas de Gaia, EM S.A. voltou a inovar com a introdução da selagem de contadores por QR Code, mais um projeto em colaboração com a Esri Portugal, numa medida que visa garantir o controlo sistemático e generalizado de cada contador.
Trata-se de um projeto inovador a nível nacional e internacional no setor da água, em que o conhecimento em tempo real é a chave de sucesso. Ao aliar a selagem de contadores, hoje em dia obrigatória, à simples colocação de selos com QR Code, é possível obter um conhecimento em tempo real do processo do cliente e da atividade do contador, e desta forma otimizar o trabalho dos leitores, promovendo uma maior sensibilidade e assertividade no contacto com o cliente e acelerando a resolução de processos contraordenacionais no terreno, pelo reporte e deteção de ilícitos.
Para resolver este problema, foi adotada uma solução assente na colocação de selos com QR Code na instalação do contador e utilização de aplicações de mobilidade para atribuição digital do selo ao cliente no terreno, através do acesso automático à base de dados de clientes. Os principais KPI - Key Performance Indicators, por exemplo faturação, cobrança, dívida, água não faturada, anomalias e resultados operacionais são monitorizados diariamente através da aplicação KPIDaily®.
Estes selos são colocados e atribuídos digitalmente a cada local de consumo na fase inicial de colocação generalizada e sempre que haja uma mudança de estado no contrato do cliente. Assim que colocado no contador, este selo é lido e passa a constar automaticamente no perfil daquele equipamento (código de identificação do local (CIL). Desta forma o perfil de cada CIL é permanentemente atualizado e integrado na base de dados georreferenciada ligada ao sistema de clientes.
A distribuição dos locais para colocação de selos é efetuada recorrendo à aplicação ArcGIS Workforce, onde equipas internas ou de outsourcing podem consultar os locais que lhes são assignados. Esta aplicação para além de listar os locais a visitar, auxilia o utilizador na sua visualização em mapa e na navegação para o local. O utilizador ao iniciar e aceitar a atribuição do trabalho é-lhe disponibilizado um formulário para digitalização do QR Code do selo e caracterização adicional da situação. Recorrendo a App Survey 123, a Águas de Gaia criou de forma ágil este formulário de simples utilização para o utilizador que ao ler o selo consegue obter informação em tempo real do estado do contrato, perfil de cliente, características do contador, outros avisos ou notificações refletidas no sistema de clientes e ainda a introdução de informações adicionais sobre o local como tipo de uso.
Todo este processo alimenta diariamente painéis de controlo configurados pela Águas de Gaia usando a app ArcGIS Dashboards, onde são monitorizados KPIs de execução do trabalho (número de locais atribuídos, número de locais visitados, percentagens de execução por operador). O interface com a aplicação KPIDaily® permite a gestão diária dos indicadores de topo da empresa, com resultados ao nível da redução de perdas e de dívida.
Esta solução traz vários benefícios à Águas de Gaia ao permitir, que o controlo dos contadores passe a ser sistemático e generalizado, e que todas as anomalias e irregularidades possam ser do conhecimento geral, a todos os níveis da empresa, oferecendo assim a possibilidade de esta informação poder ser consultada a qualquer momento fazendo com que a resolução destes problemas seja mais célere e eficaz.
Desta forma, a Águas de Gaia promove um melhor serviço à comunidade já que os leitores, fiscais ou demais colaboradores da empresa atuam em tempo real e de forma mais assertiva no contacto com os clientes fruto de uma maior otimização do seu trabalho.