18 maio 2020
ArcGIS no Apoio à Continuidade de Negócio
Quando, em Janeiro de 2020, o Dashboard criado pela Universidade de John Hopkins começou a aparecer nos canais de televisão um pouco por todo o Mundo, estávamos longe ainda de imaginar que o Covid-19 seria um dos maiores desafios da Humanidade do último século. Na Esri sabíamos que independentemente do que estivesse para vir, a Geografia e os Sistemas de Informação Geográfica iriam desempenhar um papel central em todos os momentos.
Numa primeira, e talvez a que teve mais visibilidade para os cidadãos, a tecnologia Esri desempenha um papel importantíssimo na monitorização da evolução do vírus e na comunicação ao cidadão. O Dashboard da John Hopkins foi o primeiro e é ainda um dos mais utilizados para acompanhar o fenómeno a nível mundial. No entanto, a nível local, foram dezenas os dashboards criados para acompanhar a doença. Em Portugal, a Direcção Geral de Saúde vê nesta ferramenta uma forma intuitiva, visual, eficiente e apelativa de partilhar de forma transparente os dados relativos à evolução da pandemia no nosso país. Os media adoptaram-na quase imediatamente dada a facilidade com que a podem utilizar na comunicação diária dos números e algumas entidades, dos mais diversos sectores como a protecção civil, defesa, governo local e central, entre outros, utilizam-na permanentemente nos seus écrans de controlo.
Conforme o vírus se propaga no nosso país, trabalhamos todos os dias para disponibilizar análises aos números, dados e aplicações que permitam às organizações criarem os seus produtos de informação. Criámos um hub de partilha de informação e apoiamos os nossos clientes e parceiros a enfrentar o estado de emergência que se impôs e que trouxe consigo desafios económicos e sociais como nunca antes tínhamos enfrentado.
Passados dois meses de controlo e mitigação da doença surge outro desafio: adaptar-nos a um “novo normal”. Depois de várias semanas fechadas e/ou com trabalhadores em teletrabalho, e ainda numa altura em que a doença está activa, é imperativo que as organizações retomem as suas actividades de forma a diminuir o impacto da pandemia na economia nacional.
Assim, várias questões se levantam:
- Estarão os meus colaboradores seguros e saudáveis?
- Como monitorizar todas as instalações da organização?
- Quais e Onde estão os serviços que estão abertos? E fechados?
- Será possível determinar eficazmente quantos colaboradores estão aptos para trabalhar?
- E como vou comunicar aos meus clientes que serviços já estão disponíveis?
Foi para responder a estas e muitas outras questões que se levantam nesta fase que agora vivemos, que a Esri lançou a solução ArcGIS Business Continuity. Aqui encontra um conjunto de Mapas e Aplicações prontos a utilizar e que podem ser usados por empresas, serviços públicos e governamentais, com o objectivo de manter as operações e partilhar a informação não só internamente, mas também com clientes, fornecedores e/ou parceiros.
Se tem uma conta ArcGIS Online tudo o que precisa para começar a utilizar estas ferramenta é aceder à página da solução, escolher a opção “deploy solution” e seguir as instruções que surgem. Ao fazer o deploy é direccionado para a página do ArcGIS Solutions onde é implementada a solução. Poderá depois confirmar que na sua conta de ArcGIS Online tem agora uma nova pasta onde encontrará mapas, camadas de elementos, dashboards e formulários, que poderá editar e adaptar à sua medida.
Perceba, de forma intuitiva, quantos colaboradores tem em teletrabalho, quantos estão nas suas instalações e quantos estão indisponíveis. Acompanhe o seu estado de saúde e daqueles com quem convivem de forma a antecipar eventuais baixas que poderiam colocar em risco a sua operação. Com estes dashboards poderá de forma mais intuitiva gerir as suas equipas para que continuem a responder eficazmente aos desafios diários da organização.
Para facilitar a procura dos consumidores entendemos que o mecanismo mais adequado de apresentar informação era através de um mapa que georreferenciasse todos os estabelecimentos aderentes, de forma a permitir ao cliente perceber, de forma intuitiva, onde se situavam os estabelecimentos mais perto de si, evitando ou diminuindo, deslocações desnecessárias.
Categorizados por setores de atividade, os estabelecimentos são apresentados no mapa por cores, que indicam a sua categoria, sendo disponibilizada informação adicional sobre cada aderente sempre que é selecionado o seu estabelecimento, nomeadamente: horário de funcionamento, morada, telefone, email, tipo de serviço (entregas ao domicílio, serviços de takeaway, levantamento de encomendas por marcação ou, mesmo, abertos ao público), ou outras informações relativas às vendas e produtos comercializados.
Faça também a gestão dos seus espaços em tempo real. Na solução ArcGIS Business Continuity, encontra formulários prontos a usar, onde os seus colaboradores poderão reportar se as instalações em que se encontram estão abertas ou fechadas, quantas pessoas se encontram no local e os horários em que as instalações estão ocupadas. Com os dashboards disponibilizados, conseguirá monitorizar os espaços para assegurar que as regras em termos de lotação e espaçamento são cumpridas e planear as suas acções de limpeza de forma eficiente.
Além disto, todos os dados que recolher ficam disponíveis na sua conta do ArcGIS Online, o que significa que poderá integrá-los noutras aplicações como por exemplo o ArcGIS Insights, o ArcGIS Indoors, o ArcGIS Business Analyst ou o ArcGIS Experience Builder.
Nesta adaptação ao “novo normal” recolha, monitorize e partilhe informação sobre a sua organização de forma rápida, intuitiva e em tempo real. O ArcGIS Business Continuity pode ser utilizado por entidades de qualquer ramo de negócio e é para todos os que querem rapidamente continuar e prosperar no seu Negócio.