09 maio 2024
Halo Forecasting, o efeito transformador do Retalho, com Location Intelligence
Num mundo em constante mudança, como aquele em que vivemos, a tecnologia desempenha um papel central na vida das pessoas quer ao nível pessoal, quer ao nível profissional. O acesso a equipamentos avançados é cada vez mais democratizado e a Inteligência Artificial é utilizada já não apenas no desenvolvimento de produtos e ferramentas que apoiam o quotidiano, como é ela própria, enquanto Inteligência Artificial Generativa, utilizada para realizar algumas das nossas tarefas.
O efeito Minority Report do inicio do milénio já foi trazido através dos dashboards operacionais, utilizados nas salas de comando e controlo, e a Inteligência Artificial vem agora reforçar ainda mais os efeitos desta realidade cada vez mais tecnológica em que vivemos.
Mas de que forma a Inteligência Artificial, o Location Intelligence e a tecnologia de uma forma geral impactam o planeamento, execução e a tomada de decisão em empresas que trabalham com pessoas, com grandes volumes de dados e com uma transacção constante de informação e produtos, como é o sector do Retalho?
Alguns exemplos são:
- a utilização de drones que acompanham no desenvolvimento de novas lojas apoiando o trabalho das equipas de engenharia;
- a definição de pricing que pode ser segmenta com base em informação cuidada pelos analistas de dados e que pode ser alinhada com padrões de compra local; (ver mais)
- aberturas de lojas com formatos diferentes, segmentadas ao local e alinhadas com a estratégia omnicanal, que permitem criar uma nova experiência ao consumidor; (ver mais)
- a possibilidade de fazer análises preditivas sobre a disponibilidade de produtos em loja considerando grandes eventos, mudanças climatéricas, concentração de surtos gripais, obras na estradas, etc;
- permitir o conhecimento dos padrões de mobilidade com base em dados de tráfego e de mobilidade inteligente no local, para impulsionar uma nova loja ou a reformulação de uma loja existente;
- permitir enquadrar a localização nas estratégias de Sustentabilidade das marcas alinhada com o balanço de carbono, na transição das cadeias de abastecimento para mobilidade elétrica e no claro conhecimento da origem dos materiais; (ver mais)
Sendo inequívoco que a Inteligência Artificial tem cada vez mais importância no setor do retalho, também o podemos afirmar em relação ao poder transformador e às possibilidades do Location Intelligence e do fenómeno Halo Forecasting.
Os últimos anos mostraram que o crescimento das compras online só é possível com uma clara estratégia em lojas físicas, que podem fazer crescer as vendas online entre 20 a 30% nas redondezas de cada loja. Este fenómeno é chamado de halo effect. Este não é um efeito que aconteça sem critério, uma loja só consegue produzir este efeito conhecendo a performance de lojas existentes e prevendo o potencial de novas lojas no futuro. Para que isto aconteça a estratégia de Location Intelligence deve combinar transações (das compras), perfis de consumidores e Inteligência Artificial que preveja como as compras em loja e no online podem afetar-se mutuamente. Em termos práticos isto significa que cabe aos departamentos de expansão, de gestão de dados, de suporte ao cartão de fidelização e outros departamentos do operador de retalho conjugar a informação sobre as áreas de serviço (tempo de chegada a loja), informação sócio-demográfica, concorrentes e outras localizações de relevo e também os padrões de compra nos canais online (incluindo por dispositivos móveis).
Conheça melhor os efeitos deste fenómeno neste storymap da Esri: