27 janeiro 2021
Recolha e Monitorização de Dados em Tempo Real aplicada ao Voto Antecipado
Há quase um ano que a pandemia Covi-19 mudou a forma como vivemos, trabalhamos e interagimos uns com os outros. Por todo o mundo as organizações públicas e privadas tiveram que se adaptar e um exemplo vivo e recente desta nova realidade foram as eleições presidenciais que tiveram lugar no passado domingo em Portugal.
Com muitos dos eleitores em confinamento foi aprovada a Lei Orgânica n.º 3/2020, de 11 de novembro que estabelece um regime excecional e temporário de voto antecipado para os eleitores em confinamento obrigatório por força da pandemia da doença COVID-19, devendo também ser considerados para o efeito os idosos acolhidos em estruturas residenciais. A Lei define ainda ser da responsabilidade das Câmaras Municipais a recolha dos votos antecipados.
Na Câmara Municipal de Lisboa, o Serviço Municipal de Protecção Civil foi incumbido desta tarefa. Sendo que as inscrições para o voto antecipado terminaram no dia 17 de janeiro, que as listas só foram entregues a dia 18 de janeiro e que os votos teriam de ser recolhidos entre os dias 19 e 20 de janeiro, o primeiro e maior desafio foi como preparar toda a operação de recolha em tão pouco espaço de tempo. E aqui a resposta foi: utilizando a Plataforma ArcGIS.
Uma vez que o município já tinha o acesso a diversas ferramentas, a entidade optou por utilizar a sua conta organizacional de ArcGIS Online para numa primeira fase alojar todos os dados de base que assim ficaram automaticamente disponíveis num Feature Service e que disponibiliza às demais componentes aplicionais as capacidades de leitura e edição dos dados.
Numa segunda fase optaram por configurar formulários em ArcGIS Survey123, para consulta e edição dos dados no terreno, o que permitiu às equipas afetas à operação, através de uma aplicação móvel de fácil utilização, consultar a sua lista de pontos de recolha/eleitores e registar o estado de cada pedido de voto antecipado no decorrer da operação. Além disto. como as listas de pedidos na aplicação Survey123 permitem a sua visualização em mapa, a ordenação da lista por distância à localização actual e o encaminhamento até ao destino através de uma aplicação de cálculo de rotas disponível no dispositivo, o trabalho de cada equipa foi optimizado, minimizando-se o tempo na identificação do local de recolha e na definição do percurso mais curto até ao próximo destino.
Por último para monitorização do progresso da operação de recolha de votos foi posteriormente configurado um Dashboard for ArcGIS.
A adopção das ferramentas da Esri permitiu ao Município, tempo recorde, menos de 24 horas, montar todo um sistema de informação geográfica de suporte à operação, desde a modelação e alojamentos dos dados até à disponibilização de aplicações móveis personalizadas para cada uma das equipas (cada equipa só consultava e editava os seus pedidos de voto antecipado) e ferramentas de monitorização em tempo real.
A capacidade de monitorização expedita do progresso da operação em tempo real permitiu que fossem feitos ajustes nos pedidos atribuídos a cada equipa ao longo do tempo, reafetando os recursos disponíveis consoante as necessidades, tornando todo o processo mais eficiente e eficaz.