20 julho 2020
SAG Award 2020 - Sistema Municipal de Gestão de Proteção Civil - CM Viana do Castelo
Todos os anos a Esri Inc. distingue, no seu evento anual, os projectos que a nível internacional mais se destacaram devido ao seu carácter inovador mas também à sua importância no contexto em que acontecem. Este ano o projecto português vencedor do SAG (Special Achievement in GIS) Award foi o Sistema Municipal de Gestão de Proteção Civil da Câmara Municipal de Viana do Castelo. O SMGPC não só é relevante porque utiliza a Plataforma ArcGIS do ínicio ao fim do processo de resposta a emergências, mas também e principalmente porque permite ao municipio melhorar a sua eficicácia e eficiência em contextos em que se têm que tomar decisões de forma rápida e assertiva.
Vasco Martins, do Sector de Sistemas de Informação Geográfica da Câmara de Viana do Castelo, explica em que consiste este Sistema e qual é a importância do mesmo para o município.
- Que desafio tinham em mãos quando construíram esta solução?
Os Serviços de Proteção Civil como é do conhecimento de todos, deparam-se cada vez mais com situações de emergência em cenários extremos, em que a gestão e coordenação de meios é assente em decisões que têm que ser tomadas algumas vezes em segundos.
Com este projeto tínhamos como objetivo dotar os Serviços de Proteção da Câmara Municipal de Viana do Castelo, de equipamentos e tecnologias adequados à gestão destas ocorrências através da caracterização do território, respetivos riscos, evolução das ocorrências e gestão de meios móveis operacionais, aumentando a eficiência e eficácia da gestão de uma emergência e da intervenção das forças de proteção civil e de modo a criar um Sistema de Prevenção, Comando e Controlo para situações de emergência, aumentando assim a sua eficiência interna e consequentemente a prestação de um melhor serviço de socorro ao cidadão/munícipe.
- Em que consiste, do ponto de vista técnico, a solução?
O Sistema Municipal de Gestão de Proteção Civil (SMGPC) demonstra como a plataforma ArcGIS suporta a gestão de todo o ciclo de vida de uma emergência no contexto municipal. Permite o fornecimento de informações, aplicativos, documentação de suporte e ferramentas de gestão para as diferentes partes interessadas em cada fase de emergência.
Para garantir uma gestão eficiente e eficaz das emergências, são realizadas integrações com sistemas de entidades municipais e externas, ou seja, entidades governamentais vinculadas à segurança e outras Forças (ANEPC (proteção civil), IPMA (instituto meteorológico), SIRESP (rastreamento de veículos)) e ainda a sensores meteorológicos instalados no Concelho.
O SMGPC garante a centralização e disponibilidade rápida e fácil de dados geográficos críticos, permitindo que sejam padronizados e analisados para obter uma decisão rápida nas ações de mitigação (fase anterior), mas também em resposta (fase posterior).
Através do GeoEvent Server criamos alertas de estações meteorológicas, dados climáticos críticos em cenários de resposta a incêndios em estações quentes e / ou possíveis inundações durante o pico de precipitação. O GeoEvent Server também garante a realização de um registro temporal dos movimentos dos meios no solo, informando detalhadamente quando um veículo específico de combate a incêndio atinge uma zona crítica.
O SMGPC integra-se a outros dois sistemas municipais: gestão de ocorrências e rastreamento de ativos no terreno, apoiando assim a resposta de emergência com o objetivo de salvar vidas e bens materiais, reduzir ou eliminar riscos, bem como evacuação de vítimas, provisão de alimentos, abrigo e assistência médica. Este projeto permite ter uma visão geral dos meios no terreno e respetivos teatros de operações, por meio da Operations for Dahsboard, permitindo maior comunicação e gestão das ações de resposta, entre os meios no solo e os elementos no gabinete.
Para a fase de recuperação, a solução de mobilidade como o Survey123, facilita a recolha de informação pelos meios no terreno, permitindo avaliar os impactos totais do incidente e auxiliar na execução de planos de recuperação.
Na implementação e desenvolvimento do SMGPC foi utilizada seguinte tecnologia:
Software:
- ArcGIS Enterprise 10.7.1
- ArcGIS GeoEvent 10.7.1
- ArcGIS Pro 10.7.1
ArcGIS Portal Web Apps and Mobiles Apps:
- ArcGIS Web App Builder
- ArcGIS Dashboards
- ArcGIS QuickCapture
- ArcGIS Survey123
- ArcGIS Tracker
- Quais os benefícios que vos trouxe?
Quando estamos a falar da implementação/desenvolvimento de um projeto com esta abrangência, surgem sempre pequenas situações que no inicio do projeto não contamos, mas que são sempre um estimulo extra, e neste caso não foi diferente.
Além de todos os benefícios que já foram identificados, e que todos sabemos que este tipo de solução nos traz, conseguimos melhorar procedimentos, desmaterializar alguns tipos de processos e acabamos por desenvolver algumas soluções com software que no inicio do projeto não tínhamos disponível, como é o exemplo do ArcGIS Tracker.
- O que vos leva a escolher a tecnologia Esri face a outras opções?
Somos parceiros há muitos anos e temos todo o Sistema de Informação assente na tecnologia Esri e por isso sempre que pensamos em implementar ou desenvolver este tipo de soluções escolher Esri é natural para nós.
- Como tem sido trabalhar com a Esri Portugal?
Tem sido fácil, pelo facto de serem sempre vistos como nossos parceiros na implementação deste tipo de projetos e pelo facto de nos proporem novos desafios. Não são apenas um simples prestador de serviços que se limita a fazer o que é pedido.
- Como foi para vocês verem o vosso trabalho ser reconhecido a nível internacional?
Ver o nosso trabalho ser reconhecido, localmente já é bom, ser reconhecido a nível internacional, é excelente.
A Esri Portugal agradece a Vasco Martins o conceder desta entrevista e à Câmara Municipal de Viana do Castelo, a confiança que tem depositado na nossa empresa e na nossa tecnologia, o facto de nos considerar seu parceiro, e a forma como ao longos destes anos tem sido uma referência na utilização dos SIG em Portugal.
Esta distinção, mais do que merecida, é fruto do trabalho de equipa e da vontade de fazer sempre mais e melhor. A todos os nossos sinceros Parabéns.