15 maio 2020
SIG ao serviço de comerciantes e clientes em Braga
O “Comprar em Braga” é um projeto que nasceu de uma parceria entre a Associação Comercial de Braga e o Grupo Érre, e que teve como objectivo, dar visibilidade aos estabelecimentos do comércio local da região de Braga que se encontravam em funcionamento durante o período de estado de emergência. Desta forma seria possível impulsionar a compra dos consumidores no comércio local, procurando, assim, minorar os impactos da pandemia de COVID-19 na economia local.
O Desafio
A necessidade da implementação desta solução surgiu, da constatação da ausência de dados estruturados que informassem os consumidores da região de Braga dos estabelecimentos do comércio local que se encontravam em funcionamento no período de estado de emergência.
Por outro lado, julgou-se fundamental fomentar um canal de abastecimento de bens essenciais alternativo à grande distribuição, que devido à elevada procura não estava a responder com eficácia à procura online, que disponibilizasse a oferta destes bens de forma cómoda e com tempos de entrega muito curtos, diminuindo as deslocações necessárias dos consumidores durante o período de confinamento.
O maior desafio era reunir numa plataforma a informação fundamental sobre os diversos estabelecimentos dos diversos setores de atividades que estivessem abertos ou a funcionar durante este período, aproximando vendedores e consumidores.
Solução
Para facilitar a procura dos consumidores a Associação Comercial de Braga entendeu que o mecanismo mais adequado de apresentar informação era através de um mapa que georreferenciasse todos os estabelecimentos aderentes, de forma a permitir ao cliente perceber, de forma intuitiva, onde se situavam os estabelecimentos mais perto de si, evitando ou diminuindo, deslocações desnecessárias.
Categorizados por setores de atividade, os estabelecimentos são apresentados no mapa por cores, que indicam a sua categoria, sendo disponibilizada informação adicional sobre cada aderente sempre que é selecionado o seu estabelecimento, nomeadamente: horário de funcionamento, morada, telefone, email, tipo de serviço (entregas ao domicílio, serviços de takeaway, levantamento de encomendas por marcação ou, mesmo, abertos ao público), ou outras informações relativas às vendas e produtos comercializados.
Benefícios
Esta plataforma tem-se revelado um instrumento de grande utilidade para a promoção dos pequenos negócios da economia local e para a sua sustentabilidade. A plataforma agrega 156 aderentes, mas dispõe ainda de uma margem de crescimento significativa, uma vez que, a taxa de adesão dos associados da ACB dos sectores aqui representados anda na ordem dos 25%.
Temos relatos de dezenas de associados que nos indicaram que a plataforma está a gerar contactos e negócios.
Para saber mais consulte a página do projeto aqui