15 janeiro 2021
Voluntários para o Serviço Nacional de Saúde - EUE2020 Desafio Dashboard
Na categoria de Dashboards dos desafios do EUE 2020, o Major Jorge Ferreira dos Santos, do Estado-Maior-General das Forças Armadas, apresenta-nos, em colaboração com o Serviço Nacional de Saúde, o Dashboard Voluntários para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) que prentendeu fazer o tratamento e a gestão dos dados de registo daqueles que se voluntariaram para auxiliar o SNS no combate à Covid-19.
O Centro de Informações e Segurança Militares (CISMIL) do Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA), através da sua Secção Geoespacial, tem desenvolvido, para apoio do Centro Logístico Conjunto (CLC), do Comando Conjunto para as Operações Militares (CCOM), desde o início da pandemia de Covid-19, ferramentas de recolha, tratamento, monitorização e disponibilização de informação georreferenciada, essencial ao acompanhamento das atividades realizadas pelas Forças Armadas Portuguesas (FFAA), em apoio à população civil.
Neste sentido, o Serviço Nacional de Saúde (SNS), do Ministério da Saúde, sentiu necessidade de tratar e registar os 1155 processos relacionados com os cidadãos que se voluntariaram para auxiliar este organismo no combate e prevenção desta pandemia. Foi neste sentido que as FFAA foram chamadas para elaborar uma ferramenta que garantisse esta capacidade. Após tratamento dos dados e definição das necessidades por parte do CLC, o CISMIL produziu um Dashboard de trabalho que, para além de permitir o registo dos voluntários, permite igualmente a escolha do voluntário certo para o local certo, através das diversas ferramentas de seleção que se encontram disponíveis no mesmo.
A escolha da tecnologia Esri, para o desenvolvimento desta ferramenta foi óbvia, pelo facto de ser bastante simples de usar e sobretudo requerer pouco tempo e poucos recursos humanos para a sua implementação. Como existem no CISMIL recursos com conhecimento técnico e experiência consolidada com esta tecnologia, as dificuldades foram quase inexistentes, tendo chegado a um resultado bastante satisfatório e que agora aqui se apresenta.
O Projeto pode ser consultado aqui.