Head of Property and Right of Way
REN

João Gaspar é licenciado em Engenharia dos Recursos Florestais, com um MBA–E em Gestão de Negócios e Pós-Graduação em Direito Empresarial. É responsável pela área de Servidões e Património da REN e tem sob sua responsabilidade a gestão de mais de 35 mil hectares entre faixas de proteção e propriedades próprias da REN, contando com a colaboração de mais de 200 elementos entre colaboradores REN e prestadores de serviço externos, sendo que as ferramentas da Esri são utilizadas pela maioria destes colaboradores. Liderou a equipa que desenvolveu a plataforma colaborativa RENLand, que é utilizada diariamente para a gestão de todas estas áreas. O RENLand recebeu um SAG AWARD - Special Achievement in GIS - na Esri User Conference 2017, de San Diego, EUA.

A Integração do Big Data na Tomada de Decisão da Gestão da Vegetação - Utilities Sector

SIG: Apoio À Decisão | 16h10


Na gestão da vegetação a REN tem criado iniciativas que pretendem potenciar as ferramentas de análise espacial da ESRI em grandes volumes de dados, para suportar as decisões de gestão.

A apresentação aborda como utilizando dados LiDAR, com centenas de milhões de pontos, e imagem satélite com terabytes de informação, foram e estão a ser concebidas soluções que permitem monitorizar os planos de gestão da vegetação, identificar riscos potenciais da presença de árvores na proximidade de linhas elétricas, mesmo para além da faixa de proteção, bem como da análise às áreas ardidas se percebe quais os ativos sujeitas a maior risco pela ação de incêndios rurais.