Chefe de Divisão (Divisão de Informação Geográfica)
CM Funchal

Licenciado em Informática pelo Instituto Superior de Tecnologias Avançadas de Lisboa. Exerce funções na área dos Sistemas de Informação Geográfica desde 2006, na vertente informática, tendo como principal atividade a manutenção e revisão da base de dados do Município do Funchal. Desde 2019 assume a Divisão de Informação Geográfica.

Monitorização do Plano Diretor Municipal do Funchal

SIG: Apoio À Decisão | 14h50


Pretende-se apresentar a aplicação de um dashboard no contexto de uma proposta de monitorização dos objetivos do plano municipal do Funchal. Neste âmbito foi realizado um protótipo que permite fazer o acompanhamento das ações específicas do Plano Diretor Municipal (PDM), representa uma mais-valia para a eficiência e eficácia da gestão autárquica. Simultaneamente, esta ferramenta, permite uma maior visibilidade e transparência assente na democratização do acesso à informação, favorecendo a avaliação do desempenho de uma organização pública, reforçando o compromisso de envolvimento dos cidadãos na estratégia, planeamento e decisões tomadas.

A informação alvo, sobre a qual se realizou esta monitorização é vasta. O ponto de partida incluiu não só os objetivos do PDM que são cinco, como as medidas estipuladas para os atingir, num total de dezassete e, por sua vez subdivididas em ações que perfazem um total de cento e vinte e oito.

Por fim, esta apresentação pretende ser um pequeno contributo para o conhecimento sobre a introdução de uma ferramenta específica, acompanhando a sua implementação, num contexto específico, mas que se repete certamente em muitos municípios. Possibilitará perceber as dificuldades na implementação, as razões que levaram à adoção de decisões e sua fundamentação, assim como, os resultados obtidos das mais-valias na adoção deste tipo de solução.