Divisão de Sistemas da Informação
Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas

Licenciado em Geografia e Planeamento Regional, Mestre em Gestão do Território pela Universidade Nova de Lisboa. Foi investigador na área do uso e ocupação do solo em projetos como a COS e o CORINE Land Cover. Atualmente trabalha na Divisão de Sistemas da Informação do ICNF, desenvolvendo a sua atividade na área dos Sistemas de Informação Geográfica, nomeadamente na gestão, validação e publicação da informação geográfica.

As aplicações geográficas do ICNF

SIG: Optimização e Eficiência | 15h10


O ICNF é um grande produtor de informação geográfica, tendo na sua infraestrutura uma grande quantidade de dados geográficos que importa gerir, validar e disponibilizar. Estes dados geográficos necessitam de uma plataforma aplicacional centralizada, flexível e dotada de funcionalidades que deem respostas às crescentes necessidades das áreas de atividade do organismo. A tecnologia ESRI permitiu ao ICNF dar essas respostas a essas necessidades, contribuindo para adicionar uma componente aplicacional mais robusta e flexível à Infraestrutura de Dados Espaciais.

Esta apresentação revisita a inclusão dessa componente na IDE do ICNF, dando especial enfoque aos desafios, às soluções, aos benefícios e aos projetos futuros que as aplicações geográficas trouxeram na desmaterialização de processos. Para ilustrar isto, serão apresentados quatro exemplos de aplicações que pretendem dar respostas a necessidades específicas e que se encontram atualmente em produção.