Técnica Superior
Direção-Geral do Território

Rita Zina é Técnica Superior da Direção-Geral do Território (DGT), onde exerce funções na Divisão de Desenvolvimento Territorial e Política de Cidades. Apoia a cooperação nacional em assuntos urbanos e política de cidades e participou na conceção do programa da Iniciativa Nacional Cidades Circulares (InC2) e na sua implementação, em particular na conceção e desenvolvimento da Praça das Cidades. É licenciada em Arquitetura, pela Faculdade de Arquitetura - Universidade Técnica de Lisboa (1997), diplomada em Estudos Avançados em Urbanismo, pela Faculdade de Arquitetura - Universidade de Lisboa (2014) e em Estudos Avançados em Gestão Pública, pelo INA - Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas (2017).

Praça das Cidades | Iniciativa Nacional Cidades Circulares (InC2)

SIG: Colaboração e Partilha | 16h10


A plataforma Praça das Cidades, desenvolvida com recurso a tecnologia da Esri, teve com objetivo facilitar a constituição de parcerias voluntárias entre municípios portugueses, tendo em vista a apresentação de candidaturas conjuntas para a constituição de Redes de Cidades Circulares, apoiadas técnica e financeiramente no âmbito da Iniciativa Nacional Cidades Circulares (InC2).

A apresentação tem início com uma breve apresentação da DGT e da Iniciativa Nacional Cidades Circulares (InC2), seguida da apresentação dos desafios da constituição das Redes Cidades Circulares e da solução desenvolvida para responder a estes desafios - a Praça das Cidades - terminando com a apresentação dos resultados alcançados.