Metro do Porto a Linha Rubi
O consórcio FCC Construcción-Convensa-ACA enfrentou o desafio de construir a nova Linha Rubi (H) do Metro do Porto, obra do Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal, com um orçamento superior a 379 milhões de euros.
Para superar os desafios de gestão de recursos, minimização do impacto ambiental e coordenação de equipas multidisciplinares, o consórcio implementou uma solução inovadora que integra GIS e BIM, criando gémeos digitais a partir de nuvens de pontos LIDAR, fotografia 360º e dados de sensores.
A plataforma ArcGIS e a Autodesk Construction Cloud permitiram a sincronização automática de modelos BIM com dados em tempo real, facilitando a colaboração e a monitorização contínua da obra. Além disso, foram utilizados sensores (inclinómetros, piezómetros, sistemas óticos) para monitorizar a infraestrutura e aplicações móveis para gestão do impacto ambiental, como a catalogação e seguimento das árvores afetadas.
Os resultados incluíram maior eficiência operacional, melhor tomada de decisões, sustentabilidade ambiental e a transformação do projeto num referencial internacional de digitalização de infraestruturas, apresentado na Esri International Infrastructure Management & GIS Conference.
Descubra mais aqui