Skip to Content

Regulação


O património cultural e arqueológico são transmissores de informação georreferenciada que representam a história de um contexto passado do território. A preservação do património é acompanhada pelos reguladores quer para fins de licenciamento, quer para determinar as áreas de restrição associadas a cada património. Os SIG auxiliam os reguladores nos processos de decisão que autorizam as actividades humanas.

Imagem do Atlas do Património

Benefícios


O que o SIG tem para oferecer à cultura

Licenciar

A determinação de áreas de restrição associadas a iniciativas de carácter regulatório e legislativo potenciam a geodecisão.

Informar

Informe para a valorização dos recursos patrimoniais. Os SIG permitem visualizar a localização do património e associar outro tipo de conteúdos.

Preservar

A conservação patrimonial condiciona o papel do regulador. Modelar tridimensionalmente o património permite conservá-lo digitalmente.

EXEMPLO

Direção-Geral do Património Cultural (DGPC)


A DGPC atualiza constantemente o ATLAS do Património Classificado e em vias de Classificação, cuja tarefa de georreferenciação se iniciou em 2001.

Saiba mais

Comunidade


A comunidade educativa SIG é composta por milhares de pessoas de todos os níveis, que partilham a paixão pela tecnologia na educação. Somos um grupo global inclusivo, focado em melhorar a perceção dos dados espaciais.

Quer saber mais?

Envie-nos um e-mail

Receba uma resposta por e-mail

Escrever mensagem

Ligue-nos

Para contacto telefónico

217 816 640 (Portugal)