Skip to Content

A tecnologia na luta contra o COVID-19


De que forma podemos prever e agir contra a disseminação do coronavírus? Com os Sistemas de Informação Geográfica.  A Inteligência Geográfica e a Análise Preditiva são uma vantagem na luta contra o Covid-19. Com o Dashboards for ArcGIS da Esri é possível visualizar os casos de infecção num mapa interactivo com várias opções de análise. Esta informação é útil para qualquer entidade do sector privado ou público.

Dashboard

COVID - 19 em Portugal


Veja a evolução da propagação do Covid-19 em Portugal de acordo com os boletins oficiais da Direção-Geral da Saúde.

Ver Dashboard

Combinar


Como tomar medidas preventivas contra o COVID-19?

A combinação e visualização de dados de diferentes fontes num dashboard permite-nos entender melhor a propagação do coronavírus. Isso permite agir preventivamente. 

As entidades podem tomar medidas de proteção para os seus colaboradores e analisar de que forma os seus fornecedores e clientes serão afetados. 

As seguradoras podem utilizar os dados para analisar e prever de que forma evolui o risco de infeção em determinadas áreas e os sistemas de saúde podem planear de forma eficaz onde é necessário aumentar a capacidade de resposta.

Analisar


Como saber onde estará o Coronavírus amanhã?

Onde irá aparecer o vírus de seguida? E o que é preciso ser feito para conter a sua propagação? A análise de dados ajuda a reagir rapidamente à ocorrência de casos de COVID-19 e a parar as cadeias de infecção. 

Além disso, se tiver informação sobre as rotas de tráfego global, os fluxos de viagens e a densidade populacional, sabe onde estão as potenciais rotas de distribuição e as áreas de risco. Como resultado as entidades podem ajustar os seus fluxos logísticos, os decisores políticos podem criar áreas de investigação e fazer recomendações para grandes eventos, e as seguradoras tiram conclusões para a gestão do risco.

Comunicar


Como informar os cidadãos rapidamente?

As escolas e jardins de infância estão fechados? O meu concelho está afetado? E qual o nível de incerteza entre a população? Os governos central e local esforçam-se para criar transparência. 

Isso é possível com o Sistema de Informação Geográfica do ArcGIS: diferentes camadas de dados fornecem todas as informações importantes sobre o coronavírus em ambiente desktop e mobile e, assim, criam partilha de informação entre os cidadãos, administração e governo. 

Graças à recolha de informação nos media, é possível ao governo conhecer o estado anímico da população e agir em conformidade.


Quer saber mais?

Envie-nos um e-mail

Receba uma resposta por e-mail

Escrever mensagem

Ligue-nos

Para contacto telefónico

217 816 640 (Portugal)