Skip to Content

Um Sistema de Informação Geográfica (SIG) permite-nos visualizar, questionar, analisar e interpretar dados para compreender relações, padrões e tendências. Com raízes na ciência da geografia, os SIG incorporam diversos tipos de dados. Analisa a localização espacial e organiza camadas de informação em visualizações através de mapas e cenas 3D. ​Através desta capacidade exclusiva, os SIG revelam conhecimentos profundos sobre dados, tal como padrões, relações e situações, ao ajudar os utilizadores a tomar decisões inteligentes. 

O que são os SIG


Centenas de organizações de diversas industrias usam SIG para criar mapas que comunicam, realizam análises, compartilham informações e resolvem problemas complexos. Os SIG estão a mudar a forma como o mundo funciona.

Identificar problemas

Utilize os SIG para destacar os problemas derivados da geografia. Este mapa de receitas de opioides revela o padrão geográfico que surge quando os dados são bem documentados.

Veja um mapa da epidemia de opioides

Controlar alterações

Se uma imagem vale por mil palavras, então um mapa vale por mil imagens. Este mapa revela a extensão do recuo dos glaciares no hemisfério sul.

Veja o mapa Patagon Journal Memories of Ice

Gerir e responder a eventos

Os SIG oferecem consciencialização situacional em tempo real. Este mapa de furacões e ciclones mostra o potencial impacto para pessoas e empresas e possível controlo de tempestades.

Veja o mapa Hurricane and Tropical Cyclones

Executar previsões

Utilize SIG para prever trânsito. Este mapa destaca os desafios presentes num cruzamento em Fort Mitchell, Kentucky, onde a previsão demonstra que o trânsito deverá piorar com base nas mudanças do uso do solo.

Veja o mapa interativo NKYmapLAB

Definir prioridades

Os SIG ajudam a definir prioridades com base em analises espaciais. Ao analisar padrões de crime, as autoridades de segurança pública podem identificar áreas chave e atribuir autoridades às mesmas.

Veja o mapa sobre o tempo de resposta a crimes

Compreender tendências

Os SIG ajudam-no a compreender dados que caso contrário poderia ignorar. Este mapa mede o crescimento ou a diminuição de empregos em diferentes setores e quantifica a vantagem competitiva local.

Veja o mapa sobre análise de shift-share

Como funcionam os SIG


A tecnologia SIG aplica ciência geográfica com ferramentas para compreensão e colaboração. Ajuda a alcançar um objetivo comum: obter inteligência acionável de todos os tipos de dados.